24 de novembro de 2007

Ambientes Virtuais de Aprendizagem - CEFETMG


O que é o AVACEFETMG?
É um software livre para gerenciar comunidades virtuais, que pretende ajudar os profissionais de informação, comunicação e conhecimento na implantação de projetos. Visa, portanto, a troca de experiências de pessoas, permitindo, assim, o desenvolvimento de uma inteligência coletiva capaz de potencializar as novas ferramentas interativas da sociedade do conhecimento.

Quem pode usá-lo?
Qualquer pessoa física ou jurídica, privada ou pública, desde que baixe gratuitamente o software. Os códigos-fonte estão disponíveis na Internet [http://www.icox.org.br/download/] e podem ser copiados e instalados gratuitamente em qualquer servidor que rode os componentes Apache+MySQL+PHP juntos.

Objetivos do AVACEFETMG
Este projeto de pesquisa propõe intensa investigação dos ambientes virtuais de aprendizagem . AVA . que se configuram no interior das escolas através dos laboratórios de informática e dos projetos educativos mediados pela tecnologia. Pretende-se desenvolver atividades estruturais de configuração dos ambientes virtuais de aprendizagem privilegiando as arquiteturas tecnológicas baseadas em software livre, propor e discutir projetos e ações pedagógicas pressupondo as inter-relações entre alunos e objetos do conhecimento.;
Com ele, a sociedade poderá criar as suas comunidades inteligentes potencializando, assim, ainda mais o uso da rede;
A potencialização da rede vai agregar pessoas e projetos, gerando novos e atuais arranjos produtivos, em escala regional, nacional e internacional. Esses viabilizarão a curto, médio e longo prazo, o crescimento econômico das cidade, dos estados e do país.
Além disto, tornará possível a reciclagem de profissionais de informação, comunicação e de conhecimento, que poderão praticar em uma ferramenta real.

Características técnicas
Os códigos do sistema foram desenvolvidos na linguagem (PHP: Hypertext Preprocessor) e os dados são armazenados no banco de dados MySQL. O AVACEFETMG é multiplataforma, ou seja, roda em qualquer ambiente: Linux, Unix, Windows, Mac FreeBSD. Basta que o sistema operacional rode os componentes Apache+MySQL+PHP juntos.

Módulos do AVACEFETMG
Usuário - dados relevantes do usuário e espaço para que ele se expresse e se posicione na rede.
Comunidade - dados relevantes da comunidade para que ela se expresse e se posicione na rede.

Premissas do AVACEFETMG
Acessível aos portadores de deficiência;
Acesso por equipamento móveis.

Patrocínio:
Faperj - Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro

Instituições:
CEFET-MG
Fundação Cefetminas - FCM
Mestrado em ET-CEFET-MG

2 comentários:

#ProfVanessaNogueira disse...

Oi Adriana!

Já me cadastri no ambiente.. estou esperando que me aceitem para ver como funciona!!!!!

Um abração
Vanessa
http://ciberespaconaescola.blogspot.com/

Ana disse...

Adriana,
Muito interessante esta proposta, para dizer a verdade já ando meio cansada do Moodle. Vou começar um trabalho com meus alunos de Licenciatura em Computação nas escolas públicas de CG. Eu ia usar o Moodle, mas estou pensando em experimentar este AVA. Será que é fácil de usar?

Beijos