26 de maio de 2008

1º Seminário Nacional de Professores de Português

A Coordenação de Língua Portuguesa do CEFET-MG realizará, no período de 19 a 21 de maio de 2008, o I Seminário Nacional de Professores de Português - I SENAPP –, propondo discussões sobre o tema "Linguagem e Tecnologia: novos códigos, novos saberes”.
Esse tema corresponde à demanda atual de se pensar os novos códigos que permeiam a sociedade e, conseqüentemente, o ensino de língua e literatura na atualidade. Dessa forma, o Seminário busca compreender os princípios das tecnologias da comunicação e da informação, na construção dos discursos que emergem com os novos suportes para a leitura e para a produção escrita. O objetivo é proporcionar um momento de reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa e de sua literatura, evidenciando as relações entre as novas tecnologias, a sociedade, o conhecimento e as interfaces possíveis entre pesquisa e ensino.
Essa iniciativa integra um conjunto de eventos na área de linguagem e tecnologia, realizado nesta instituição de ensino, nos últimos anos, como por exemplo, o Seminário de Línguas Instrumentais e a Semana de Ciência e Tecnologia, ocorridos em 2006. Em consonância com a política de valorização dos profissionais do CEFET-MG, esses fóruns de debate e divulgação dos trabalhos de pesquisa buscam conjugar as investigações científicas e as práticas docentes no Ensino Médio, no Ensino Superior e na Pós-Graduação. O Seminário, em sua primeira edição, pretende uma abrangência nacional, reunindo pesquisadores pelo mérito de suas reflexões em seus respectivos campos e tem o cuidado de representar a diversidade temática, teórica, regional e institucional da produção dos saberes sobre o tema.
Este Seminário poderá contribuir para uma revisão da prática docente no ensino da língua portuguesa, a partir da interação com várias instituições de ensino, públicas e privadas.
O evento propõe, em sua programação, uma conferência de abertura, palestras, mesas-redondas e comunicações, que versarão sobre as seguintes temáticas: Discurso, mídia e sociedade; Leitura e escrita em novos suportes; Hipertexto e construção do conhecimento; Escrita e imagem: diálogos entre literatura e outras artes. Além disso, estão programadas atividades culturais tais como música, teatro e uma exibição de vídeo-arte.





Eu Coordenei uma Sessão Temática: Blogs e Wikis como Instrumentos de Convergência Tecnológica. Nossa sessão foi composta por três trabalhos:


1) Adriana Sales Zardini - Blogs como Ambiente Colaborativo para Ensino e Aprendizagem de Inglês




2) Amilcar Figueiroa Peres dos Santos - Ensino de Língua e Literatura Mediado por Blog: Uma Experiência com Alunos do Ensino Fundamental


3) Robsônia Ribeiro de Sá - Ambientes Virtuais-Colaborativos de Aprendizagem: o aluno sabe o que é isso?

0 comentários: