4 de julho de 2008

Educação e Tecnologia é desconferência no EducaCamp

Alguns dos meus colegas da lista Blogs Educativos foram ao EducaCamp: Cybele Meyer, Semíramis Alencar, Wolney Honório Filho, Bárbara Dieu, e Frederico Gonçalves Guimarães (daqui de BH).
Veja a matéria abaixo:


Como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) fazem parte do dia-a-dia das escolas do país? Que tipo de relação os professores têm com elas? Por que usar software livre? Estas foram algumas das questões debatidas no I EducaCamp, realizado no dia 28 de junho, em São Paulo Jaciara de Sá Carvalho
Participantes durante a "desconferência"

Como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) fazem parte do dia-a-dia das escolas do país? Que tipo de relação os professores têm com elas? Por que usar software livre? Estas foram algumas das questões debatidas no I EducaCamp, realizado no dia 28 de junho, em São Paulo. “Um Camp é um encontro baseado na metodologia do Espaço Aberto (Open Space Technology), onde os participantes organizam a própria pauta, formando grupos de discussão sobre determinado tema. Também chamado por desconferência, nesse modelo as discussões podem se dar como debates, bate-papos ou mesmo apresentações, mas sempre de forma aberta, colaborativa e democrática”, explica o blog do encontro.
“O Camp permite que as pessoas se conheçam e aprofundem a relação digital que elas já construíram”, diz Lucia Freitas, uma das organizadoras.
Esta primeira edição brasileira reuniu 20 educadores e blogueiros – a maioria educadores-blogueiros – de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O número parece pequeno, mas as discussões presenciais repercutem nas listas de discussão online, nos blogs, nas comunidades virtuais, além da transmissão ao vivo pela web, realizada pela manhã.
A idéia do I EducaCamp partiu de Ceila Santos e Cybele Meyer, durante o NewsCamp que reuniu jornalistas no início deste ano. Elas se uniram à formadora Semíramis Alencar e Lucia Freitas para espalhar a "desconferência" pela Internet. A lista de discussão Blogs Educativos, que reúne mais de quinhentos educadores, foi a principal fonte de divulgação. De link em link, as discussões ecoam na rede. Leia alguns trechos do debate:
“Acho que eu sou o único professor da minha universidade que tem blog. Muitos professores não gostam de escrever” - Wolney Honório Filho, professor de Catalão (GO)
"É um equívoco propor tecnologia ao aluno com um viés de entretenimento. Temos que mostrar que ela é importante para a vida dele, fazê-lo se apropriar dela" - Lilian Starobinas, professora de S. Paulo (SP)
"Eu tentava encontrar alguma coisa que me permitisse fazer aquilo que eu tinha na cabeça. Foi assim que eu comecei a blogar". - Bárbara Dieu, formadora de S. Paulo (SP)
"Grande parte das escolas está usando software livre. Então, o professor tem que conhecer (...). Na formação de professores, eu trabalho com os dois: software livre e proprietário (...). Quando os professores vêem que encontram no Linux as mesmas ferramentas do Windows e que dá para fazer os mesmos tipos de trabalho, eles passam a usar tranquilamente." -Marinez Siveris, formadora de Passo Fundo (RS).
"O software livre segue a Teoria da Evolução à risca. Porque investe em diversidade e por isso se mantém. O tempo todo ele é selecionado pelos pares (passa por aperfeiçoamento e inovação). É por isto que o software livre se mantém e outros projetos não. Quando o projeto é bom você agrega mais gente a ele. De novo, a biologia." - Frederico Gonçalves Guimarães, biólogo e professor da rede pública, trabalha atualmente com prospecção e estudo de softwares livres na Prefeitura de Belo Horizonte(MG).
"Cada um tem seu tempo, cada um tem a sua vocação – inteligências múltiplas. E a escola sabe de tudo isso e não aplica porque ela tem um programa a cumprir. Isso da web de estudar no horário que pode, entrar quando pode, procurar o que mais lhe interessa, isto que a gente pode levar para a sala de aula." - Cybele Meyer, formadora de Indaiatuba (SP)

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