2 de novembro de 2009

III Encontro Nacional de Hipertexto



Histórico


O I Encontro Nacional sobre Hipertexto aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de outubro de 2005, na Universidade Federal de Pernambuco, em Recife. O subtítulo “desafios linguísticos, literários e pedagógicos” dava uma ideia do leque de temas abarcados pela relação entre linguagens e tecnologias, com interfaces em diversas áreas do conhecimento. O Hipertexto 2005 foi coordenado pelos professores Antônio Carlos Xavier e Luiz Antônio Marcuschi, e contou com a presença de mais de 500 pesquisadores brasileiros.

Em 2007, aconteceu o II Encontro Nacional sobre Hipertexto, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC, com o apoio do NEHTE-UFPE e sediado na Universidade Federal do Ceará. O Hipertexto 2007, presidido pelo professor Júlio César Araújo, abordou temas como linguística, literatura, educação, educação à distância e sociedade da informação. Foram aproximadamente 600 pesquisadores envolvidos em mesas temáticas e comunicações.

Naquela ocasião, foi fundada Associação Brasileira de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (ABEHTE), sob a presidência do professor Antônio Carlos Xavier e a vice-presidência do professor Júlio César Araújo. A primeira-secretária da ABEHTE, professora Ana Elisa Ribeiro, assumiu a presidência do III Encontro Nacional sobre Hipertexto, o Hipertexto 2009, sediado em Belo Horizonte.

O Encontro Nacional sobre Hipertexto vem consolidando sua importância na agenda dos pesquisadores de linguagens e tecnologias do Brasil. Para confirmar essa tendência, o Hipertexto 2009 busca os desdobramentos das pautas dos eventos anteriores, propõe discussões nas interfaces entre diversas áreas, além de, pela primeira vez, trazer convidados estrangeiros para o diálogo com os pesquisadores brasileiros.

A importância de um evento como este está não apenas em seu caráter de fórum contemporâneo e afinado com uma das discussões mais inquietantes de nosso tempo, mas também na abrangência que ele sempre teve e deseja ampliar.

http://www.hipertexto2009.com.br/

0 comentários: