5 de março de 2008

AMBIENTES INFORMATIZADOS DE APRENDIZAGEM: PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DE SOFTWARES EDUCATIVOS

Vivemos um momento singular de transformações na sociedade. As tecnologias da comunicação e da informação permeiam cada vez mais todos os ramos de atividade humana, levando a informação a adquirir status de bem de consumo. Ao se inserir nesse novo contexto, ao mesmo tempo em que assimila seus efeitos, a educação se coloca como vetor que impulsiona novas transformações. As experiências dos autores com o uso da tecnologia no processo educativo lhes permitiu desenvolver uma concepção e uma metodologia crítica e inovadora para o uso do computador na educação, mais especificamente no que se refere à produção e à avaliação de software educativo. As idéias apresentadas nesse livro refletem a convicção de que o trabalho pedagógico deve ser coerente com uma visão de conhecimento que integre sujeito e objeto, assim como aprendizagem e ensino, numa abordagem interacionista. Nessa perspectiva, as novas tecnologias tornam-se ferramentas poderosas, capazes de ampliar as chances de aprendizagem do aluno.

0 comentários: