25 de outubro de 2008

Letramento Digital

O que é Letramento Digital?

A palavra “letramento” vem se incorporando ao vocabulário da área da Pedagogia para conceituar um processo que vai além da decodificação do sistema alfabético da escrita e incorpora a compreensão dos usos sociais da escrita. Letramento digital, portanto, significa não apenas saber como utilizar as tecnologias digitais, mas entrar em contato com ele de maneira significativa, entendendo seus usos e possibilidades em nossa vida social.

A palavra “letramento”, embora não seja nova, tem aparecido com freqüência nas falas pedagógicas. Será um simples “modismo”?

O Dicionário Houaiss nos apresenta as seguintes definições de letramento: “1) ant. representação da linguagem falada por meio de sinais; escrita 2) PED m.q. ALFABETIZAÇÃO (processo) 3) (déc.1980) PED conjunto de práticas que denotam a capacidade de uso de diferentes tipos de material escrito”.

Observem que a terceira definição vem acrescentar um novo ponto de vista às anteriores: se as primeiras se referem à representação gráfica dos sinais da escrita, a última inclui a idéia de competência de uso da escrita.

Como vemos, letramento não vem substituir alfabetização. Por outro lado, a capacidade de decodificar as letras e suas combinações não garante que o indivíduo seja capaz de utilizar a leitura e a escrita nas suas situações sociais.

Vamos ver mais de perto a definição de Magda Soares: “(letramento é) o estado ou condição de quem exerce as práticas sociais de leitura e de escrita, de quem participa de eventos em que a escrita é parte integrante da interação entre pessoas”. Para atingir esse estado ou condição é necessário dominar o código escrito e, ao fazer uso dele, ser capaz de participar das situações sociais que exigem o uso da leitura e da escrita, a partir de suas necessidades pessoais ou da sociedade em que vive. Isto significa um amplo leque de situações do cotidiano das pessoas, que podem ser: escrever uma lista de compras; orientar-se na cidade com ajuda de um mapa; entender a posologia na bula do remédio; escrever um poema; ler o horóscopo ou o resumo da novela; buscar informações sobre a situação econômica; ler artigos científicos ou mandar uma carta para um amigo.

O conceito de letramento, ao ser incorporado à tecnologia digital, significa que, para além do domínio de “como” se utiliza essa tecnologia, é necessário se apropriar do “para quê” utilizar essa tecnologia.

Trocando em miúdos: fazer um curso sobre um software de edição de texto, de imagem, ou planilha eletrônica nos ensina a dominar os códigos dessa linguagem, ou seja, a nos “alfabetizar” nela. Mas apenas se incorporarmos essas habilidades ao nosso cotidiano é que passarão realmente a fazer sentido e já fazemos uso delas quando utilizamos o cartão do banco, por exemplo.

No espaço escolar, contribuir para o letramento digital significa apresentar oportunidades para que toda a comunidade possa utilizar as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação como instrumentos de leitura e escrita que estejam relacionadas às práticas educativas e com as práticas e contextos sociais desses grupos.

Nesse sentido, o Programa EducaRede, focando a utilização da Internet como espaço de aprendizagem significativa, desenvolve suas ações embasado no conceito de letramento digital, focando três grandes eixos complementares, ou grandes aprendizagens, que são: pesquisar na Internet, publicar na Internet e comunicar-se digitalmente. No Portal EducaRede, por exemplo, os conteúdos, ferramentas, propostas e ambientes tornam possível que os participantes exercitem características fundamentais no processo educativo: a curiosidade da Pesquisa, a autoria da Publicação e a troca da Comunicação.

Clique aqui para ler mais
:

A Internet e Aprendizagem

Letramento Digital: Pesquisa

Letramento Digital: Comunicação

Referência bibliográfica

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. _____Novas práticas de leitura e e escrita: letramento na cibercultura. Educação & Sociedade ISSN 0101-7330 versão impressa Educ. Soc. v.23 n.81 Campinas dez. 2002


1 comentários:

O CLARO disse...

Caríssima Adriana Zardini,
Tudo bem?

Estou aqui aprendendo muito, e confesso até que ignorava a existência de Web semântica e letramento digital.
Agora pelo menos tenho onde começar a entender, bebendo nesta fonte límpida, humanitária, e de grande utilidade social e pedagógica.
Você é a pessoa certa para fazer parte do Movimento Educacionista criado pelo senador Cristovam Buarque, caso ainda não esteja nele.
Tive a honra de ser convidado por ele, meu amigo, para criar um núcleo no Espírito Santo/Vitória.
Não precisa ser do PDT. Não precisa de estrutura física para ser Educacionista.Basta ser um militante da Educação. Isto mesmo que você faz com notável mestria.
Em nome do Cristovam deixo aqui o convite, caso queira participar, bastando acessar a página dele, que será bem chegada. Poe até utilizar o meu nome, o tratamento será igual, isto é, de primeira qualidade, pois o cara é gente boníssima.
Ah, vim pegar o presente. O selo DARDOS e agradecer muitíssimo pela homenagem.
Devo dizer que sou ignorante na Web e não sei como retirar o prêmio com scripit e/ou o tal do código fonte, colar e pronto e etc.
Isto que é fácil para tantos é muito difícil para mim.
Se puder, desenhe, ahahah
Este é um blogue nota ZIL!
Parabéns!
Saudações fraternas com liberdade,
Fernando, O Claro